O Vírus Nipah - A Nova Pandemia

“Se tivermos uma variante Delta do vírus Nipah , de repente teremos um vírus altamente transmissível com uma taxa de mortalidade de 50%”, disse Sarah Gilbert durante um evento no Reino Unido.

    
O Nipah está no topo da lista de dez doenças prioritárias que a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou como fontes potenciais de epidemias futuras.

O vírus fez uma vítima recentemente na Índia e obrigou centenas de contatos próximos a ficarem em isolamento para conter um possível surto.

O que é  vírus Nipah?

Uma doença transmitida de um animal para o humano. Normalmente é transmitido a partir da ingestão de frutas contaminadas com saliva ou urina de morcegos infectados, que são reservatórios naturais desse vírus.

A transmissão também pode ocorrer diretamente de pessoa para pessoa ou a partir do contato com porcos infectados.

A pesquisadora Sarah Gilbert, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford contra o corona vírus, afirmou que a próxima pandemia mundial pode ser do vírus Nipah. 

A taxa de mortalidade de Nipah varia de 40% a 75% dos infectados, dependendo de onde ocorre o surto. e nenhuma vacina até o momento se mostrou eficaz contra o patógeno.

Desde sua descoberta em 1999, na Malásia, entre criadores de porcos, o vírus tem provocado alguns surtos na Ásia entre humanos. Além da Índia e da Malásia, casos já foram registrados também na Indonésia.
Acredita-se que o intervalo desde a infecção até o início dos sintomas varie de 4 a 14 dias.

O vírus Nipah causa sintomas parecidos com os da gripe, Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, mas o quadro pode evoluir para inchaço do cérebro e deixar o paciente em coma ou levar à morte. Não existe tratamento específico, apenas o de suporte para alívio dos sintomas.

Bangladesh teve 11 surtos de Nipah de 2001 a 2011. No total, 196 pessoas foram infectadas e 150 morreram. Os surto deste virus ocorreu em comunidades remotas e isolados, 

Apesar de que alguns pesquisadores dizer que o risco deste virus virar uma nova pandemia é pequeno. Mas gera preocupação no futuro próximo.

Postar um comentário

0 Comentários