O que aconteceu com os programas do Chaves?

Um programa da década de 1970 que em pleno anos 2000 ainda fazem sucesso, sim esse era os programas de Cheperito, O Chaves e Chapolin, que eram até 2020 transmitido e sucesso em audiência em mais de 20 países inclusive no Brasil. Mas em 2020, o chaves sumiu das telas da TV's no mundo. 

Mas afinal porque o chaves saiu da TV será que ele vai volta?

O que aconteceu com o programa do Cheperito?

O cancelamento da exibição é devido a um disputa entre a rede de televisão mexicana Televisa, que tinha os direitos dos programas, e a família de Bolanõs, que é proprietária dos direitos de exploração comercial dos personagens. Em agosto de 2020 por causa desta disputa o programa foi retirado do ar em todos os países, em que era exibido restando assim apenas episódio upados por fãs em plataformas como o YouTube.

Edgar Vivar, que interpretou os personagens Nhonho e Senhor Barriga no programa do Chaves, disse que a Televisa não quis pagar os direitos de seus personagens que Chesperito tinha cedido a emissora até 31 de julho de 2020, sendo assim não houver uma renovação por tanto deste o dia 1 de agosto de 2020 a exibição do programa foi suspensa.

Quanto vale a marcar Chesperito?

Um fenômeno mundial O programa Chespirito começou a ser exibido em 1970, o último show original foi ao ar em 1995. No entanto, continuou a ser exibido em cerca de 20 países ao redor do mundo, o programa do Chaves alcançou mais de 114 milhões de espectadores ao redor do mundo. 

A revista Forbes publicou em 2012 que, desde o final das gravações do programa, a Televisa tinha tido um lucro de cerca de US $ 1,7 bilhão graças às reprises.

Tanto a família do ator quanto a Televisa disseram na época que esses números não estavam corretos. Mas a marca Chespirito não se reduz apenas ao programa do Chaves, mas também inclui séries de televisão animadas, roupas, brinquedos e videogames, entre outros mercados. Existe até um restaurante temático que vende sanduíches de presunto. 

Restaurante Chanfle

Uma série sobre a vida de Roberto Gómez Bolaños baseada na sua autobiografia "Sem Querer Querendo", a série é coproduzida pelo Grupo Chespirito e está programada para estrear em 2021.

Mas quando o Chaves vai volta para a TV?

O SBT abriu negociação com a família Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) para voltar a exibir os seriados Chaves e Chapolin. deste de fevereiro deste ano no entanto até o fechamento desta postagem não se teve boa noticias sobre o acordo.

Vale ressaltar que agora como os direto do programa pertence a família dele, eles pode negocia diretamente com qualquer emissora de TV no mundo.

Essa briga pelos direto dos seriados ganhou outro capitulo neste mes de maio. Segundo uma jornalista da TV Azteca, Florinda Meza viúva de Chesperito entrou na briga, como coautora do programa de Bolaños e da negociação para sua retransmissão, além da propriedade intelectual, imagem e direitos biográficos, tanto dela como de Chespirito.

Entretanto as fitas da produção pertence a televisa, o que pode e esta dificultado a compras do direto por outra emissora, uma saída para a volta da serie, seria se uma plataforma de streaming como a Netflix comprasse os direto. O mais viável mesmo seria se o grupo chesperito voltasse a vender o direito para a Televisa.

Só pra você entender melhor, os direito de gravação a produção do programa pertence a Televisa que foi quem produziu o programa, só que Roberto Gomes tinha passado seus diretos de imagens até o dia 31 de julho de 2020, com o falecimento do mesmo em 2014 os direito de suas imagens então passaram para sua família. que não entrou em acordo com a emissora.

A situação está assim.

Grupo Chesperito tem o direito de imagens mas não pode vender porque as fitas da produção pertence a Televisa.

Bom o que resta a nós é esperar e torcer para que esse impasse se resolva o mais rápido possível.

Postar um comentário

0 Comentários